
- Pixxis |
- 28/12/2021
Como lidar com a perda de um ente querido?
Uma das experiências mais devastadoras da vida é a perda de um ente querido, e isso se intensifica quanto mais forte for o laço com aquele que se foi. A primeira sensação é de angústia seguida por um medo exacerbado de saber que aquela pessoa não estará mais presente.
Em um momento de tanto estresse como esse, muitos sentimentos negativos se manifestam. A sensação de perda e, principalmente, de solidão é gigantesca, podendo desencadear problemas psicológicos, sejam aqueles que já estavam aí mascarados, ou novos devido ao trauma.
Os momentos de solidão, nessas situações, são inevitáveis, mas saber administrá-los é muito importante, não só para uma mente saudável, mas também para o crescimento como indivíduo.
Apesar da perda ser dolorosa, existem maneiras mais sadias de conviver e lidar com ela; lembrando que, se o problema for mais profundo, a orientação de um psicólogo é necessária.
Está tudo bem ficar triste
Aceite os sentimentos que você está vivendo. Fique triste, chore, sinta raiva, tenha saudade, permita-se senti-los. Reprimir essas emoções pode gerar sérias complicações psicológicas, como ansiedade, depressão e picos de estresse.
Está tudo bem viver o luto. Só tenha cuidado para não prolongar demais essas emoções negativas.
Boas lembranças são bem-vindas!
Quando bater a tristeza, lembre-se dos momentos felizes que compartilhou com o ente que se foi, recorde experiências engraçadas, momentos alegres e aprenda, aos poucos e com o tempo, a sorrir quando essa pessoa lhe vier à mente.
Perdoe-se
Livre-se da culpa de não ter feito ou dito coisas que gostaria, de não ter se despedido, ou dado aquele último abraço. Você não tem controle e muito menos culpa nas fatalidades da vida. Além disso, esse sentimento agrava a tristeza e afeta o emocional.
Tente manter sua rotina
Aos poucos, volte a praticar as atividades que já estava acostumado, como sua rotina de trabalho, estudo, exercícios físicos, saia para conversar, passear e se relacione com outras pessoas. Com isso, a sensação de segurança aumenta, sendo um conforto em um momento desses.
Rodeie-se de quem ama
Esteja perto de pessoas que te fazem bem, te colocam para cima, te motivam, te amam e torcem por você. O sentimento de solidão aos poucos irá diminuir.
Tenha paciência
Tudo bem se precisar de algumas semanas, meses, ou até anos para se acostumar com a falta de alguém amado. Seja paciente com você mesmo, com seus pensamentos negativos, suas recaídas emocionais e com o sentimento de confusão do “e agora?”. Com o tempo, a angústia diminui.
Lidar com a solidão e a tristeza não é fácil, mas se você se esforçar e continuar vivendo sua vida, um dia enxergará essa saudade de outra forma.
Fontes: