Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
  •  Pixxis  |  
  •  28/12/2021

Como lidar com a perda de um ente querido?

Uma das experiências mais devastadoras da vida é a perda de um ente querido, e isso se intensifica quanto mais forte for o laço com aquele que se foi. A primeira sensação é de angústia seguida por um medo exacerbado de saber que aquela pessoa não estará mais presente. 

Em um momento de tanto estresse como esse, muitos sentimentos negativos se manifestam. A sensação de perda e, principalmente, de solidão é gigantesca, podendo desencadear problemas psicológicos, sejam aqueles que já estavam aí mascarados, ou novos devido ao trauma.

Os momentos de solidão, nessas situações, são inevitáveis, mas saber administrá-los é muito importante, não só para uma mente saudável, mas também para o crescimento como indivíduo.

Apesar da perda ser dolorosa, existem maneiras mais sadias de conviver e lidar com ela; lembrando que, se o problema for mais profundo, a orientação de um psicólogo é necessária.

Está tudo bem ficar triste

Aceite os sentimentos que você está vivendo. Fique triste, chore, sinta raiva, tenha saudade, permita-se senti-los. Reprimir essas emoções pode gerar sérias complicações psicológicas, como ansiedade, depressão e picos de estresse.

Está tudo bem viver o luto. Só tenha cuidado para não prolongar demais essas emoções negativas.

Boas lembranças são bem-vindas!

Quando bater a tristeza, lembre-se dos momentos felizes que compartilhou com o ente que se foi, recorde experiências engraçadas, momentos alegres e aprenda, aos poucos e com o tempo, a sorrir quando essa pessoa lhe vier à mente.

Perdoe-se

Livre-se da culpa de não ter feito ou dito coisas que gostaria, de não ter se despedido, ou dado aquele último abraço. Você não tem controle e muito menos culpa nas fatalidades da vida. Além disso, esse sentimento agrava a tristeza e afeta o emocional.

Tente manter sua rotina

Aos poucos, volte a praticar as atividades que já estava acostumado, como sua rotina de trabalho, estudo, exercícios físicos, saia para conversar, passear e se relacione com outras pessoas. Com isso, a sensação de segurança aumenta, sendo um conforto em um momento desses.

Rodeie-se de quem ama

Esteja perto de pessoas que te fazem bem, te colocam para cima, te motivam, te amam e torcem por você. O sentimento de solidão aos poucos irá diminuir.

Tenha paciência

Tudo bem se precisar de algumas semanas, meses, ou até anos para se acostumar com a falta de alguém amado. Seja paciente com você mesmo, com seus pensamentos negativos, suas recaídas emocionais e com o sentimento de confusão do “e agora?”. Com o tempo, a angústia diminui.

Lidar com a solidão e a tristeza não é fácil, mas se você se esforçar e continuar vivendo sua vida, um dia enxergará essa saudade de outra forma.

Fontes:

https://www.vittude.com/blog/perda-de-um-ente-querido-como-superar/
https://www.vittude.com/blog/solidao/

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies