Angiologia e cirurgia vascular: principais características
As doenças vasculares atingem uma grande parte da população e nunca foi tão importante cuidar delas. Segundo a SBACV –Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, os problemas cresceram muito na pandemia por conta de diversos motivos, principalmente pelo aumento do sedentarismo.
Mas você sabe quais são as doenças vasculares? O angiologista muitas vezes é procurado para o tratamento contra varizes, mas sua atuação vai muito além disso e está muito ligada ao trabalho do cirurgião vascular.
Quer saber mais sobre o campo de estudo desses especialistas? Acompanhe a leitura, você vai ver que o sistema vascular é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo.
E se você quer marcar uma consulta médica para tratar ou prevenir doenças vasculares, já deixe agendado seu horário. e cuide-se bem.
As duas especialidades atuam em conjunto. A angiologia é a área da medicina que avalia, diagnostica e trata de problemas referentes ao sistema circulatório, formado por veias, artérias e vasos linfáticos. Já o cirurgião vascular é o médico que realiza o tratamento cirúrgico dessas doenças vasculares.
A má circulação do sangue afeta o sistema linfático, veias e artérias, trazendo complicações em todo o corpo, sobretudo nas pernas, pés, braços e cabeça.
Veja as principais doenças relacionadas:
- Varizes
- Trombose Venosa Profunda (TVP)
- Ateriosclerose e outras complicações nas artérias
- Vasculites
- Linfedema
- Pé diabético (infeções e feridas nos pés que não cicatrizam)
- Doenças ateroscleróticas
Muitas dessas doenças necessitam de intervenções cirúrgicas, que são feitas pelo cirurgião vascular.
Os dois médicos operam vasos sanguíneos, porém o cardiovascular se restringue nas doenças do coração e veias da base. Já o cirurgião vascular trata das demais veias e artérias do corpo humano, além dos vasos linfáticos, cuidando de varizes, aneurismas e obstruções arteriais.
Formado por vasos sanguíneos e linfáticos, o sistema vascular, também chamado de circulatório, é responsável por transportar nutrientes e oxigênios para as células. Ou seja, o bom funcionamento desse sistema interfere no corpo humano como um todo
Varizes são veias dilatadas que aparecem principalmente nas pernas e pés, causando dores e inchaços. Elas acontecem quando as válvulas que irrigam os membros inferiores não conseguem impedir o retorno do sangue, então o sangue parado nas veias.
Além de deixar a região azulada, isso traz dores e inchaços que variam de intensidade confirme o calibre da dilatação de cada veia.
E o que fazer nesses casos? O procedimento contra varizes é o mais procurado na área vascular, um tratamento muitas vezes realizado pelo cirurgião vascular em conjunto com o angiologista.
A retirada pode ser realizada com várias técnicas, usando laser, radiofrequência, escleroterapia com espuma / glicose ou, nos casos mais profundos, por meio de cirurgia tradicional.
A doença, conhecida pela sigla TVP é causada pela formação de coágulos sanguíneo dentro de veias profundas localizadas geralmente nos membros inferiores, o que traz muitos incômodos, como dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura.
É considerada uma doença grave porque existe o risco desses coágulos se soltarem do local onde surgiram, atingindo órgãos como o pulmão, causando embolia pulmonar, o que pode até levar a morte.
A prevenção é sempre o melhor caminho no tratamento de saúde. No caso da angiologia essa recomendação pode evitar complicações muito maiores. Por isso, se você tiver algum dos fatores de risco para doenças vasculares é indicado visitar um angiologista.
E se você apresentar algum dos sintomas abaixo também deve procurar o especialista, pois quando antes detectada uma doença vascular maior é a chance de sucesso do tratamento. Sintomas mais comuns:
- Veias azuladas
- Dor forte nas pernas, principalmente para caminhar
- Ateriosclerose e outras complicações nas artérias
- Sensação de pernas pesadas, queimaduras ou formigamento
- Câimbras repetidas vezes no dia
- Cansaço excessivo
Depois dos 50 anos, os doenças venosas se tornam mais comuns. Ou seja, a idade é um dos principais fatores de risco e, com o aumento da expectativa da população, essas doenças também cresceram muito.
Outros fatores de risco são o histórico familiar, o sedentarismo, ter diabetes e estar acima do peso. Por questões hormonais, é observado mais casos de doenças vasculares entre as mulheres.
Com o crescente número de pessoas que sofrem com doenças vasculares e a urgência de uma conscientização sobre o assunto, foi criada a Campanha Agosto Azul e Vermelho, representando as veias e artérias.
O propósito da iniciativa é estimular as pessoas a tomarem atitudes preventivas para evitar complicações vindas de doenças vasculares.