Contrate o seu plano funerário É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU

Cremação

Hoje a cremação é uma prática conhecida e difundida, mas apesar de sua crescente popularização, a técnica é milenar e já é difundida em diferentes partes do mundo.

Realizada com equipamento de alta tecnologia, a cremação transforma o corpo em cinzas de forma muito mais rápida do que o processo feito pela natureza. É uma escolha responsável e ecológica que dispõe de muitos benefícios.

O que é a Cremação?

Do latim cremare, cremação é o ato de reduzir o corpo de um falecido em cinzas, por meio da queima.

A cremação gera um menor impacto ao meio ambiente, pois o procedimento possui uma baixa emissão de gás carbônico (CO2). Também favorece outros aspectos ambientais, como, por exemplo, a redução do uso de espaços nos cemitérios.

Como funciona a cremação?

  • Após o atestado de óbito emitido por dois médicos legistas e a liberação feita pelos familiares, o corpo é encaminhado para uma sala de refrigeração, onde permanece por 24 horas.
  • Em seguida, o corpo é preparado para o velório, realizado de modo semelhante ao velório normal onde o falecido é colocado em um caixão de madeira, que não possui metal nas laterais para a queima segura.
  • A Urna, então, é levado para a sala de cerimônia, que dura em média 20 minutos, e são feitas as homenagens ao falecido.
  • Após a cerimônia, o caixão é encaminhado para o forno crematório a uma temperatura de até 1.200 ºC. O procedimento dura em média de 2 horas.
  • Após a cremação, restam apenas partículas inorgânicas, como o óxido de cálcio nos ossos, esse material passa por um moinho que tritura os ossos com bolas de metal até se tornarem cinzas. Dura em média 25 minutos.
  • Por fim, as cinzas são depositadas em urnas e entregues à família.

Quando a prática da cremação surgiu?

O ato de queimar os cadáveres é um dos mais antigos praticados pelo homem. A tradição milenar vem sendo um costume em muitas sociedades. Fazendo parte de rituais fúnebres, a cremação é relatada diversas vezes na História.

  • Em 1.000 A.C. a prática era realizada pelos gregos, que cremavam os cadáveres de nobres, por considerar este o destino ideal.
  • Em 750 A.C. os romanos adotaram a prática, também exclusivamente aos nobres.
  • Em 552 D.C., a cremação foi adotada com o advento do budismo, importada da China. Foi praticada primeiro pela aristocracia e, em seguida, pelo povo que adotou significativamente a prática. Para eles, o fogo tinha o poder de purificação e libertação.
  • Durante a Era Viking, aproximadamente entre os anos 800 e 1050, os nobres guerreiros eram cremados em um barco com oferendas.

Qual o motivo da cremação?

Contribuir ao meio ambiente, prestar uma homenagem digna e assegurar que o desejo final do ente querido seja realizado são alguns dos motivos na escolha da cremação. É cada vez maior o número de pessoas que manifestam, em vida, a preferência por esse tipo de procedimento.

Além disso, o método permite ao cliente escolher guardar o recipiente com as cinzas, colocá-las num jazigo (o que ocupará menos espaço do que a urna, possibilitando um maior número de sepultamentos), depositá-las em uma urna biodegradável as transformando em cinzas ou as aspergir em um local preferido pelo falecido.

Como escolher um plano funerário com cremação?

Ao optar por um dos planos da Rede Ideal, você tem acesso a opção de cremação, tanto para as opções de Planos Familiares (a partir de R$29,90) ou Planos Individuais (a partir de R$9,90). Para os clientes que adquiriram o plano e não havia essa opção, há a possibilidade de acrescentá-la.

A cremação é realizada no Ecocrematário Ribeirão, que fica na Avenida Antônio da Costa Santos, 345.

Conheça o Ecocrematório de Ribeirão Preto

Em funcionamento desde setembro de 2020, o Ecocrematório Ribeirão é uma empresa em parte administrada pelo Grupo Rede Ideal (pioneiro no setor desde os anos 60).

Trazendo um novo conceito para a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a instalação é uma das mais modernas do país e oferece a cremação, método que tem baixa emissão de gás carbônico (CO2).

Os pilares da prestação desse serviço são o respeito e a segurança. Além de ser um método mais higiênico, é também milenar.

Modelos

Conheça os nossos planos e escolha o melhor para você

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies