Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU

A tanatopraxia é um procedimento que consiste na preparação de um óbito, visando preservar a boa aparência do falecido. A ideia é a de conservar o corpo e prepará-lo para o velório ou cerimônia de despedida.

O que é Tanatopraxia?

É uma técnica que possibilita a reconstrução e o resgate da boa fisionomia do falecido. Trata-se de um conjunto de técnicas que têm por objetivo preparar e conservar o corpo para a cerimônia fúnebre.

Além disso, a tanatopraxia evita a ocorrência de decomposições naturais durante a cerimônia, que acrescentado ao fato de garantir uma aparência saudável ao falecido, garantem uma despedida segura.

Como surgiu a Tanatopraxia?

A técnica da tanatopraxia surgiu durante a Guerra Civil Americana (de 1861 a 1865), desenvolvida para conservar e/ou restaurar os corpos dos soldados, que muitas vezes se encontravam desfigurados e que ainda precisavam ser transportados por longas distâncias, possibilitando aos familiares uma última lembrança menos impactante.

A França, a Itália e os Estados Unidos foram os primeiros países a adotarem a prática e no Brasil ela chegou nos anos 1990.

Como é feita a Tanatopraxia?

Veja o passo-a-passo de como é realizada a tanatopraxia.

  1. Preparação do material a ser utilizado;
  2. O corpo é transportado para uma mesa onde é feita a avaliação da massa corpórea;
  3. É inserido um produto químico por meio da injeção no corpo do falecido;
  4. Durante a injeção, o corpo é massageado para facilitar a drenagem dos líquidos;
  5. Espera-se cerca de 30 minutos para as substâncias agirem;
  6. É feita uma aspiração de todos os líquidos corporais;
  7. Coloca-se o algodão para tampar o nariz e a boca;
  8. O corpo é higienizado e vestido.

Qual é a importância da tanatopraxia?

A tanatopraxia possui um importante papel sanitário, pois desinfecta e destrói inúmeros microrganismos que causam doenças, possíveis de serem transmitidas durante o translado ou a cerimônia.

Há ainda a questão estética, especialmente em casos em que o falecido se encontra desfigurado ou em estado de composição, além de evitar a liberação de fluidos e odores desconfortáveis, garantindo uma cerimônia respeitosa e tranquila.

Quando é necessário fazer Tanatopraxia?

As regras da obrigatoriedade da tanatopraxia variam de acordo com a região, por isso é importante consultar os profissionais responsáveis para ter certeza da necessidade.

De forma geral, é indispensável nos casos em que é necessário transportar o corpo, quando o sepultamento for em mais de 24 horas ou por indicação do médico que assina o atestado de óbito.

Conheça os nossos planos e escolha o melhor para você

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies