Balão Gástrico: o que é? Como funciona? Para quem é indicado?
Com o aumento da obesidade em todo o Brasil, os endocrinologistas e a medicina há alguns anos vem se reinventando para combater essa doença crônica.
O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.
O balão gástrico ou balão intragástrico como é conhecido também é um tratamento endoscópico utilizado de forma temporária para combater a obesidade.
É uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar espaço e promover a saciedade, assim a pessoa não sente tanta necessidade de comer muito ou com muita frequência, o que favorece a perda de peso.
Então, porque o balão intragrástico emagrece? Pois diminui o espaço reservado para a comida em até 50%, dando saciedade com menos comida e tornando a digestão mais lenta.
Para colocar o balão, o procedimento dura aproximadamente 30 minutos, é bem rápido. Geralmente é feita uma endoscopia onde o balão é colocado no estômago e depois é preenchido com soro fisiológico.
Este procedimento é bastante rápido e feito com sedação e, por isso, não é necessário ficar internado. O volume de preenchimento varia de 400ml e 700ml e quem indicará a quantidade é o médico especialista
E a recuperação é simples, você fica na clinica mais uma ou duas horas até passar a sedação.
Para pacientes com Massa Corporal (IMC) igual ou maior do que 27, que não conseguiram emagrecer com tratamento clinico e acompanhamento de nutricionistas, preparador físico e psicólogo.
É importante frisar que o emagrecimento ocorre com um conjunto de fatores, o balão gástrico vai auxiliar na saciedade, porém o paciente precisa mudar os hábitos comendo alimentos mais nutritivos e saudáveis, além de praticar exercícios físicos.
A perda de peso gira em torno de 10% a 20% do peso atual, em pacientes dedicados pode chegar até 30%.
O paciente que usa o balão intragástrico pode ficar com ele por até um ano.
O Balão Gástrico não estoura. Há um risco mínimo de vazamento do liquido para fora do balão, e como o soro é injetado com um corante azul, o paciente pode identificar na urina, porém, não prejudica em nada a saúde do paciente.
Apesar de não ser um procedimento cirúrgico, o paciente que for fazer o procedimento vai receber recomendações bem específicas de como se preparar para a implantação do balão em seu estômago. Entre elas, estão:
- Suspender medicação que contenha ácido acetilsalicílico por 7 dias antes do procedimento;
- Dieta líquida pelos 3 dias anteriores ao procedimento, com o objetivo de se hidratar bem para os primeiros dias posteriores ao procedimento, além de reduzir as náuseas;
- Realizar jejum completo, de sólidos, líquidos e medicação, de 6 a 8 horas antes do procedimento;
- Utilizar roupas confortáveis no dia do procedimento;
- Comparecer à Clínica com um acompanhante maior de idade;
- Chegue ao local com antecedência de, ao menos, meia hora.