Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
Cardiologia

Cardiologia: cuidados com a saúde do coração

Você sabia que as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo? E no Brasil os números só aumentam. Mas a maioria dessas doenças pode ser controlada com o tratamento adequado, por isso é preciso conhecer mais sobre o assunto e tomar atitudes preventivas.

Entenda a importância da cardiologia neste contexto, como atua o cardiologista e as principais orientações para a saúde do coração.

Na Ideal Clínica você encontra cardiologistas que atuam tanto na prevenção como tratamento de doenças cardíacas, marque uma consulta e cuide-se bem.

A cardiologia é um ramo da medicina que estuda, cuida e trata o coração e vasos sanguíneos que fazem parte do sistema cardiovascular. É através desse sistema que o sangue é transportado, levando oxigênio e nutrientes para o corpo todo.

O cardiologista é o médico especialista que cuida da saúde do coração, atuando tanto na área preventiva como curativa. Ele realiza a consulta, faz o diagnóstico e encaminha o tratamento de doenças ou problemas ligados ao coração e componentes do sistema circulatório.

Esses especialistas atuam tanto na análise clínica, como na interpretação de exames, realizando procedimentos cardiológicos menos invasivos, já as cirurgias de alta complexidade são realizadas por um cirurgião.

Existem várias doenças cardiovasculares, sendo que algumas delas são muito graves e podem colocar a vida do paciente em risco se não houver o tratamento adequado.

Veja a seguir os problemas mais comuns tratados pelo cardiologista.

  • Hipertensão (pressão alta): pode ser hereditária ou adquirida por hábitos pouco saudáveis
  • Hipotensão (pressão baixa): pode causar desmaios, sonolência, tontura e confusão mental
  • Arritmia cardíaca: é quando o coração não bate no ritmo normal, seja numa frequência mais rápida ou mais lenta
  • Insuficiência cardíaca: os músculos do coração não conseguem bombear o sangue para todo o corpo
  • Doença da aorta: aneurisma, aterosclerose ou qualquer problema com essa artéria é sério, pois é o primeiro lugar por onde passa o sangue bombeado pelo coração
  • Infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco): é quando a passagem de sangue para o coração é interrompida, geralmente por causa de acúmulo de gordura nas artérias
  • Cardiopatia congênita: anormalidades no coração do bebê que podem ser identificadas ainda no útero, comprometendo a função cardíaca
  • Endocardite: inflamação do tecido interno do coração, causada por infecção ou como complicação de outras doenças
  • Miocardite: inflamação do músculo cardíaco decorrentes geralmente de infecções

A cardiologia tem relação direta com doenças metabólicas como colesterol alto, triglicérides alto e diabetes. Além disso, trata de certos problemas pulmonares, pois os órgãos trabalham em conjunto para oxigenar o corpo.

Segundo a OMS, as doenças cardíacas estão matando mais pessoas que nunca, elas permanecem como a maior causa de morte em todo o mundo nas últimas décadas.

Seu aumento está relacionado a vários fatores, mas sejam quais forem as causas, na maioria das vezes elas podem ser prevenidas com hábitos saudáveis ou controladas com tratamentos. Quanto antes o tratamento começar, menor o impacto da doença na vida do paciente.

Hábitos de vida saudáveis, de maneira geral, previnem doenças cardíacas.

É muito importante fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação equilibrada, controlar o peso e cuidar da saúde mental, além de manter os exames e consultas em dia. Caso o cardiologista passe algum medicamento ou orientação em especial, o tratamento deve ser seguido rigorosamente.

Há muitas pessoas que simplesmente se recusam a aderir ou interrompem o seu tratamento, o que é uma grande irresponsabilidade, representando uma das principais causas de morte por doenças cardiovasculares.

O médico costuma complementar a avaliação do paciente com a realização de exames como: eletrocardiograma, monitorização da pressão arterial, ecocardiograma, entre outros.

É indicado que todos façam um check-up cardíaco preventivo depois dos 40 anos, para homens, e a partir dos 45, para mulheres. Quando a pessoa está exposta a fatores de risco, esse acompanhamento deve ser feito antes.

Mas que fatores são esses? A genética tem muito peso, quem tem histórico familiar de parentes próximos com doenças cardiovasculares deve consultar um cardiologista para investigar mais detalhadamente sua situação.

Outros fatores de risco são: tabagismo, pressão alta, obesidade, diabetes, sedentarismo e colesterol elevado.

Agende seu Horário

Deixe seus dados e nós entraremos em contato.

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies