Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
Homem Clareando os Dentes

Clareamento dental: como funciona e quem pode fazer

A odontologia estética teve um crescimento gigante nos últimos anos e entre os procedimentos mais procurados está o clareamento dental. Todo mundo quer ter um sorriso bonito, com dentes branquinhos, não é mesmo? Mas é importante destacar que o procedimento deve ser feito com um dentista.

Então, se você está interessado, saiba que a Ideal Clínica conta com profissionais especializados no assunto. marque seu horario e faça o clareamento dental com total segurança.

A seguir reunimos as respostas para as principais dúvidas relacionadas ao procedimento.

É bom fazer clareamento nos dentes por vários fatores, mas o principal ganho é a melhoria da autoestima. Muita gente tem vergonha de sorrir em público por não estarem satisfeitas com o aspecto dos seus dentes, afinal dentes bonitos fazem toda a diferença para uma boa imagem.

Isso tira a confiança da pessoa em si própria e atrapalha em suas relações pessoais, pois ela fica sem graça de sorrir e mostrar os dentes amarelados.

Com o clareamento dental as pessoas se sentem mais seguras para interagir e sorrir. Ou seja, é um procedimento muito relevante na qualidade de vida para muitas pessoas.

Outro benefício do clareamento dental é estimular a criação de hábitos saudáveis de vida. A pessoa fica mais satisfeita com a sua nova aparência e continuar se cuidando.

Perder a cor branca dos dentes é um processo natural. Os dentes são formados por várias camadas sobrepostas, sendo que a mais externa é chamada de esmalte, uma camada porosa que sofre um desgaste natural ao longo do tempo, levando ao escurecimento do dente.

É claro que esse processo é diferente de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores. Um desses fatores é o consumo excessivo de alguns alimentos que podem manchar os dentes, como café, chá preto, vinho tinto, refrigerantes, molhos e itens com muito corantes, em geral.

De toda forma, mesmo reduzindo o consumo desses alimentos, com a passagem do tempo é inevitável que os dentes percam a cor original.

O clareamento dental é uma opção cada vez mais procurada por quem deseja investir em um sorriso mais atraente. Embora tenha se popularizado muito, o procedimento não é indicado para todas as pessoas, por isso é sempre necessário passar por uma consulta com dentista antes para avaliar caso a caso.

Infelizmente o clareamento dental não é indicado para todas as pessoas, mesmo quando é realizado em consultório. Veja alguns casos em que o clareamento é contraindicado:

  • Crianças e adolescentes com formação dentária em desenvolvimento
  • Gestantes
  • Pessoas que têm acúmulo de placas bacterianas, tártaro ou inflamação na gengiva

Existem vários produtos no mercado que prometem clarear os dentes com aplicações caseiras, mas nenhum tipo de procedimento deve realizado sem antes passar por uma consulta com o dentista. Somente um profissional da área é que será capaz de indicar o tratamento adequado para cada pessoa.

É uma questão de química!

O procedimento consiste na aplicação de um gel clareador comercializado com diferentes concentrações, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, componentes que, em contato com a superfície do dente liberam oxigênio e quebram as partículas com pigmentos amarelos, deixando os dentes mais claros.

Existem 2 formas de aplicação no clareamento dental:

  • Método caseiro, gel aplicado pelo próprio paciente com orientação do dentista. É usada moldeira encaixada ao dente.
  • Método a laser, realizado em clínicas, que possui ação muito mais rápida e eficaz. Ou seja, é um procedimento simples e não invasivo, mas o material exige cuidados especiais na aplicação, senão pode causar danos à saúde.
  • O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO – SP) assim como muitos outros órgãos da área alertam que o sem o acompanhamento do cirurgião-dentista o clareamento dental pode causar inflamações na gengiva e dentes sensíveis.

O clareamento caseiro produz resultados mais lentos. A aplicações com moldeira duram algumas horas, sendo que tanto o período, como a concentração do produto e a quantidade de sessão será determinada pelo dentista.

Já no clareamento a laser os resultados são mais rápidos e já são percebidos desde a primeira aplicação.

A duração de um clareamento dentário costuma ser em média dois anos. Depois disso, se necessário é feita nova aplicação, mas esse retratamento costuma ser bem mais rápido de se fazer que o primeiro.

Tudo isso vai depender de vários fatores, mas algo que conta muito é a dieta e os hábitos de higiene do paciente.

Para manter os efeitos do clareamento ao máximo é preciso seguir à risca as orientações do dentista.

Sim. Antes de realizar o clareamento, deve-se fazer uma limpeza dentária para retirada de tártaro e para que o dentista avalie a saúde das gengivas, entre outros fatores.

Agende seu Horário

Deixe seus dados e nós entraremos em contato.

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies