Colocação de DIU: vantagens, procedimento e função
São diversos os métodos contraceptivos para prevenir a gravidez: mais baratos, mais caros, mais práticos e mais complexos. Para escolher qual o melhor método se encaixa na sua realidade é importante agendar uma consulta com um ginecologista.
O DIU (dispositivo intrauterino) é uma pequena estrutura que é colocada no interior da cavidade uterina, através de um procedimento relativamente simples. Sua eficácia chega a 99%!
O DIU funciona dificultando a fecundação e impedindo que o espermatozoide entre em contato com o óvulo.
Precisamos saber que existem três tipos: o de cobre, o de prata e o Hormonal, mais conhecido como Mirena.
- DIU de cobre: é feito de plástico, mas revestido com cobre, libera pequenas quantidades de cobre no útero, o que provoca alterações do endométrio.
- DIU de prata: é feito de plástico e revestido por prata e cobre; funciona da mesma forma que o de cobre, porém libera prata, que atua diminuindo o fluxo menstrual.
- DIU hormonal ou DIU Mirena: contém um hormônio, o levonorgestrel, que vai sendo liberado no útero após a sua inserção, dificultando a ovulação e impedindo que o óvulo se fixe no útero, auxiliando na diminuição da cólica, tpm, entre outros sintomas
- É um método prático e de longa duração
- Não há esquecimentos
- Não interfere no contato íntimo.
- A fertilidade retorna ao normal depois de retirar.
Dependendo do tipo, o DIU pode ter outras vantagens e desvantagens para cada mulher, e o recomendando é discutir essas informações com o ginecologista.
O procedimento é simples e pode ser feito no próprio consultório ginecológico. Leva entre 15 a 20 minutos, bem simples.
A colocação do DIU é mais aconselhada ser feita durante a menstruação que é quando o útero se encontra mais dilatado, mas pode ser feito em qualquer outro período do ciclo menstrual.
Por ser um procedimento simples, não é necessário anestesia, a paciente pode sentir um desconforto durante a colocação do DIU.
É importante lembrar que o DIU não é sentido durante a relação intima.
Não, o DIU de prata e de cobre não engorda, pois não possuem hormônios. E mesmo o DIU Mirena, tem os hormônios com a ação especifica no útero, não alterando o peso da paciente, nem retendo líquidos como alguns contraceptivos.
- Dores ou contrações uterinas, mais frequentes nas mulheres que nunca tiveram filhos;
- Pequeno sangramento logo após a colocação do DIU;
- Corrimento vaginal.