Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
Dermatologia

Dermatologia: principais áreas de atuação e tratamentos

A pele é o maior e mais exposto órgão humano, revestindo todo o nosso corpo e desempenhando várias funções vitais. Por isso, são necessários cuidados especiais para manter uma pele saudável.

A especialidade médica responsável por cuidar da pele é a dermatologia, um ramo que também trata das unhas, cabelos, pelos e mucosas. Entenda melhor as áreas que englobam essa especialidade, seus procedimentos e tratamentos.

E caso você precise de atendimento com dermatologista é só marcar uma consulta na Ideal Clínica.

A dermatologia é a área da medicina focada no estudo e funções da pele e seus anexos, que são: unhas, cabelos, pelos e mucosas (que podem incluir boca, lábios, língua, gengiva e área genital).

É importante dizer que problemas de pele podem ser consequência de alguma doença interna, por isso a área de investigação da dermatologia vai além.

Dermatologista é o médico que fez residência ou especialização na área de dermatologia. Para exercer sua função no Brasil o profissional também precisa obter registro no CFM - Conselho Federal de Medicina.

Esse especialista atua no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que possam a afetar a pele e anexos cutâneos. Além disso, o dermatologista atua em procedimentos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.

Uma das funções mais importantes desse médico é orientar o paciente sobre formas de amenizar os fatores que levam ao câncer de pele ou iniciar o tratamento precoce, reduzindo muito os riscos de evolução da doença.

Por ter uma cobertura muito abrangente a dermatologia divide-se em várias áreas de atuação, veja as principais:

  • Dermatologia clínica e preventiva

    Diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças de pele e seus anexos.

  • Dermatologia cirúrgica

    Cirurgias realizadas na pele e tecidos abaixo dela, além tratamento cirúrgico lesões provocadas pelo câncer de pele

  • Dermatologia cosmiátrica

    Cuidados e procedimentos médicos com finalidade estética

Existem também as subespecialidades da dermatologia, como a onicologia, que é focada no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a região das unhas.

São muitas intervenções que um dermatologista pode fazer, geralmente são procedimentos menos invasivos, que podem ser realizados com anestesia local.

  • biópsia
  • remoção de pinta, cistos, lipomas e tumores
  • correção de cicatrizes,
  • aplicação de botox (toxina botulínica)
  • preenchimento facial (ácido hialurônico)
  • aplicação de laser
  • peeling
  • dermatoscopia (monitoramento para detectar lesões e prevenir o avanço do câncer de pele)
  • eletrocauterização
  • cauterização química (destruição de tecidos)
  • retirada de tumores
  • carboxiterapia (aplicação de gás carbônico)
  • crioterapia (aplicação de nitrogênio líquido)
  • infiltração dentro da lesão e luz intensa pulsada (tratamento de lesões ocasionadas pelo excesso de exposição solar).

Segundo a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia , existem mais de 3 mil doenças dermatológicas, que afetam de crianças a idosos.

De maneira geral, podemos dizer que o dermatologista trata de problemas que afetam a saúde e a manutenção da pele e anexos. Essas enfermidades vão de simples alterações a doenças complexas.

Algumas delas são: alergias, micoses, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, líquen plano, manchas, pintas, hanseníase, (lepra), câncer de pele, unha encravada, queda de cabelo, acne, entre muitas outras.

A atuação do dermatologista também está relacionada a doenças sexualmente transmissíveis, pois muitas manifestações físicas dessas doenças acontecem na pele.

Por isso, a dermatologia trabalha em conjunto com outras especialidades médicas como ginecologia e urologia na identificação e tratamento de doenças como cancro mole, tricomoníase, sífilis e HPV.

Se você observar alterações na pele, unhas e cabelos é recomendado marcar uma consulta com dermatologista.

Essas alterações podem ser acnes e espinhas em excesso, lesões com pus, cistos, lipomas, nódulos, descamações, aumento excessivo de pelos, queloide, verrugas, coceira, vermelhidão, pele muito seca ou muito oleosa, unhas fracas ou manchadas, queda de cabelo, manchas e pintas suspeitas, lesões que não cicatrizam e lesões que sangram muito facilmente.

Suor excessivo, mau cheiro nas axilas e pés também podem indicar problemas dermatológicos.

Em muitos casos, essas alterações podem ter implicações apenas estéticas, mas é indicado procurar o dermatologista para que ele faça uma avaliação mais criteriosa e recomende o melhor caminho para o paciente.

Agende seu Horário

Deixe seus dados e nós entraremos em contato.

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies