Eletrocardiograma: o que é? Como funciona?
Com o aumento preocupante de problemas no coração, um dos exames que precisam sempre estar no radar dos
adultos a partir de 40 anos é o eletrocardiograma. Quem vai indicar e dar o laudo sobre o eletrocardiograma,
conhecido também como eletrocardiografia é o cardiologista.
agendar sua consulta
O Eletrocardiograma é um exame de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. A partir disso, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. O aparelho fará a impressão de 12 visões diferentes do órgão.
Antes de fazer o exame é importante não ter fatores externos que podem influenciar no resultado, como a pratica atividades físicas, uso de cigarro e de preferencia o paciente estar em jejum.
A realização do ECG é simples, rápido e indolor. O paciente fica em uma maca em repouso por 5 minutos e os eletrodos são colocados na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos.
É aplicado um gel sobre os dispositivos que auxilia na medição da corrente elétrica. A pele deve estar bem limpa e desengordurada para a fixação ser bem-feita.
O aparelho utilizado para fazer o exame é chamado de eletrocardiógrafo.
Dispositivos antigos possuem tecnologia analógica, imprimindo os gráficos gerados durante o exame num papel especial. Já os aparelhos modernos contam com tecnologia digital e geralmente é compacto e portátil. Pode ser conectado a um computador e notebook.
Ele capta a atividade elétrica por meio da pele do paciente, gerando imagens lineares em ondas que demonstram um padrão. Tais ondas recebem uma denominação específica e representam um significado reconhecido pelo profissional cardiologista.
- Resultados normais do eletrocardiograma: geralmente entre 60 e 100 batidas por minutos (bpm).
- Resultados anormais: quando o coração bate muito lentamente (abaixo de 60 bpm); O coração bate muito rápido (acima de 100 bpm).
Por isso é tão importante o acompanhamento do médico, caso aconteça alguma alteração é possível repetir o exame, ou até realizar outros tipos de exame.