Gastroenterologia: o que é e as principais doenças que trata
O aparelho digestivo é responsável por processar os alimentos que consumimos e absorver os nutrientes que precisamos para viver. É um longo caminho dentro do organismo até que a digestão completa seja realizada, e quando acontece algum problema nesse processo o gastroenterologista é o médico que deve ser procurado.
Saiba mais sobre a especialidade e clique aqui se precisar marcar uma consulta com gastroenterologista.
Também chamada de gastrenterologia, a palavra vem da junção dos termos gregos “gastro”, que significa estômago, e “enterro”, que significa intestino.
A especialidade médica envolve também os outros órgãos do sistema digestivo e engloba áreas de estudo mais específicas, como por exemplo a proctologia, focada das alterações no reto.
Esse médico é responsável pelo diagnóstico e tratamento de grande parte das alterações de todo o sistema digestivo, visando manter o seu bom funcionamento.
É o médico que cuida de todo o aparelho digestivo, composto pelo esôfago, estômago, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, fígado e vesícula biliar.
Orientação e acompanhamento de pacientes em consultas, atendimento de emergências, realização de exames, encaminhamento de medicamentos, entre outras atividades fazem parte das funções de um gastroenterologista.
Como a digestão envolve uma série de órgãos e estruturas, as alterações vão de simples disfunções a doenças complexas. Veja algumas delas:
- Gastrite e úlcera gástrica
- Refluxo gastroesofágico
- SII – Síndrome do Intestino Irritável
- Pedra na vesícula
- Hepatite e cirrose
- Pancreatite
- Doença inflamatória intestinal
- Hemorroidas
- Intolerâncias alimentares
- Câncer que afete o sistema digestivo
A maioria das doenças do aparelho digestivo são diagnosticadas com o apoio de exames para uma análise mais detalhada do caso. Existe um grande número de exames nessa área, conheça os mais solicitados pelo gastroenterologista:
- Colonoscopia
- Endoscopia digestiva alta
- Ecoendoscopia diagnóstica e terapêutica
- Retossigmoidoscopia
- Cápsula endoscópica
- CPRE - Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica
- Manometria esofágica
- Ultrassonografia de abdome
- PHmetria e impedâncio pHmetria do esôfago
- Teste respiratório de intolerância à lactose
- Teste respiratório para supercrescimento do intestino delgado
- Biópsia hepática
- Fibroscan – Elastografia hepática transitória
Médicos gastroenterologistas podem solicitar endoscopia para verificar detalhes do estômago, esôfago e duodeno, mas o procedimento é feito pelo endoscopista, médico especializado em exames realizados pelo endoscópio.
Para realizar o exame, é feita uma sedação no paciente e introduzido um tubo flexível pela boca que desce até o estômago, capaz de captar imagens do interior do corpo do paciente em tempo real. Assim é possível mostrar se há inflamação ou não na mucosa dos órgãos.
Para se tornar um endoscopista, o profissional deve fazer a graduação de medicina, optar pela especialização em clínica médica, cirurgia geral ou gastroenterologia clínica e só então prestar prova para conseguir o acesso à residência de endoscopia.
O gastroenterologista orienta o tratamento preventivo com uma alimentação controlada e outros hábitos saudáveis para aliviar os incômodos digestivos. Porém, em muitos casos a inflamação já está instalada, sendo necessário receitar antibióticos e antiácidos.
O organismo dá uma série de sinais de que algo não está funcionando bem. No caso de doenças gastrointestinais, alguns incômodos e sintomas mais comuns são: enjoo, diarreia, prisão de ventre, azia e queimação no estômago, refluxo, vômito, gazes, inchaço, distensão e dor abdominal.
Se os problemas forem recorrentes é indicado consultar o gastroenterologista para que ele dê o melhor encaminhamento para cada caso.