Geriatria: como a área contribui para um envelhecimento saudável
A população idosa aumenta cada vez mais no Brasil. Segundo pesquisa do IBGE, há cerca de 29 milhões de idosos no país e esse número tende a aumentar muito nos próximos anos.
Por isso, os cuidados com a saúde dessa camada da população vem ganhando espaço, destacando cada vez mais o trabalho do geriatra em nossa sociedade.
Entenda melhor o papel da geriatria e, se você está em busca de qualidade de vida no processo de envelhecimento, marque uma consulta médica aqui.
A medicina tem um ramo específico com foco no envelhecimento saudável. É a geriatria, a especialidade responsável por estudar, prevenir e tratar doenças relacionadas ao envelhecimento, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Os dois profissionais trabalham com a saúde do idoso, porém a geriatria está mais ligada a questões físicas e a gerontologia tem uma abordagem mais ampla.
O geriatra é um profissional que cursou a faculdade de medicina e se especializou nesta área, já o gerontólogo pode ter formação em diversas áreas do conhecimento e seu título é concedido pela SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia depois de aprovação em concurso.
O envelhecimento envolve aspectos bem diversos, por isso é bem frequente que profissionais de várias áreas trabalhem em conjunto.
A maioria dos pacientes que um geriatra atende são idosos, ou seja, passam dos 60 anos de idade. Porém, médicos geriatras podem atender pacientes mais novos, pois o ritmo de envelhecimento varia de pessoa para pessoa.
Há vários médicos que recomendam buscar um geriatra antes para iniciar um processo de velhice com mais qualidade de vida.
A geriatria trata as doenças e condições relacionadas ao envelhecimento, o que engloba uma série de cuidados preventivos e de reabilitação.
Confira as principais questões relacionadas à área desse profissional.
- Alzheimer, demência e outras alterações cognitivas
- Doenças de Parkinson, desequilíbrio e outras alterações motoras
- Depressão e distúrbios de humor
- Osteoporose (diagnóstico e orientações)
- Controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca
- Promoção do bem-estar na terceira idade
- Acompanhamento de pacientes oncológicos
- Incontinência urinária
- Prevenção de quedas
- Cuidados paliativos a pacientes sem possibilidade de cura
Como se pode ver, o geriatra lida com doenças diretamente relacionadas a idosos, mas também com problemas que afetam pessoas de todas as idades que se intensificam durante o processo de envelhecimento.
Várias doenças e condições da terceira idade são problemas com múltiplas causas, como por exemplo a osteoporose, a diabetes, o colesterol alto e a hipertensão. Por isso, o tratamento e orientação costuma envolver outros profissionais como médicos de demais especialidades e fisioterapeutas.
A consulta com geriatra engloba uma abordagem ampla, envolvendo também a avaliação de aspectos psicológicos. O médico pede diversos exames para avaliar as condições do paciente em fazer o seu acompanhamento de maneira integral para prevenir ou tratar de doenças.
Por mais que seja difícil de aceitar, todos nós vamos envelhecer. Mas envelhecer com saúde é possível e o geriatra atua para isso. Seu trabalho é muito relevante para diminuir os desconfortos de idosos com a prevenção de doenças e promoção de sua reabilitação.
A geriatria ajuda as pessoas a compreender as alterações que estão acontecendo e vão chegar com a idade avançada para que possam lidar da melhor forma com elas.
Você não precisa chegar à terceira idade de maneira tão despreparada e pouco saudável, quanto antes você se planejar e prevenir com a orientação de um geriatra, melhor.