Nutricionista: qual a função e qual a importância?
A busca por uma vida mais saudável está cada vez mais em evidência na nossa sociedade, e ainda bem, não é mesmo? A alimentação é uma parte importante para uma saúde completa e a guerra com a balança é um dos principais problemas da atualidade.
O nutricionista é um profissional da área da saúde que trabalha diretamente com a relação do indivíduo com os alimentos. Seu principal objetivo é prevenir doenças, além de recuperar ou manter a saúde e bem-estar do indivíduo por meio da orientação a uma alimentação rica em nutrientes e balanceada.
-
Elaboração de diagnóstico nutricional: prescreve dietas e suplementação nutricional individuais ou de grupo tanto para portadores de doenças, em que o tratamento demande acompanhamento alimentar restrito e específico, quanto para pessoas sadias.
-
Controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios: seleciona fornecedores, faz o controle da matéria-prima, supervisiona a preparação dos alimentos com atenção especial para o estoque e estado de conservação nutricional.
-
Planejamento, administração e condenação de programas de alimentação de grupos: define cardápios balanceados e cuida da alimentação em empresas, escolas, abrigos, sistema prisional, hospitais, hotelaria
- Escutar seu paciente
- Calcular a quantidade de alimentos
- Inserir todos os grupos alimentares na dieta
- Utilizar ferramentas para criar uma dieta completa
- Elaborar um cardápio semanal equilibrado;
- Combinar bem os alimentos para uma dieta completa
O Nutricionista tem como função te explicar e balancear a dieta para que você coma as coisas que goste, mas de forma balanceada, sem exageros, porém sem restrições, só em casos de alergias ou prescrição médica.
A grande diferença entre dieta e reeducação alimentar tem a ver com o prazo em que se deseja obter resultados. Ou seja, enquanto as dietas apresentam respostas mais rápidas, a reeducação alimentar precisa de mais tempo e, ao mesmo tempo, apresentam efeitos mais duradouros.
Um ponto em comum é que ambas são prescritas por um profissional qualificado para isso, como é o caso do nutricionista.