Ortopedia: sua importância e tudo que precisa saber
O aparelho locomotor é constituído pelos sistemas ósseo, articular e muscular. Estes três conjuntos de órgãos unem-se à volta do objetivo comum de proporcionar movimento.
A ortopedia é a especialidade médica que cuida dos elementos do aparelho locomotor.
Sentir dor não é normal, é preciso procurar um ortopedista quando há dores nos ossos, nos músculos ou nas articulações. Para agendar sua consulta é só clicar aqui!
A ortopedia consiste na especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos.
- Escoliose
- Osteoporose
- Hérnia de Disco
- Lesão no ligamento
- Fratura
- Lombalgia
O médico pode utilizar tantos métodos clínicos como cirúrgicos para tratar e corrigir as enfermidades ou traumas.
O especialista em ortopedia atua em diversas áreas, tratando desde fraturas ósseas simples, até as mais complicadas, que necessitam da realização de cirurgias. Além de orientar e cuidar de pacientes com problemas de má formação óssea, problemas de coluna, entre outros.
- Coluna
- Cotovelo
- Joelho
- Mão
- Pés
- Quadril
- Ombro
- Oncologia
A principal diferença entre o trabalho de um ortopedista e um traumatologista é o fato do ortopedista ter seu trabalho mais voltado para o tratamento de condições existentes desde o nascimento ou desencadeadas devido ao desgaste natural que acontece de acordo com o avançar da idade.
Já o traumatologista costuma atender principalmente casos de urgência: torções, contusões, fraturas, distensões, luxações e estiramentos são alguns tipos de ferimentos que demandam tratamento com um traumatologista