Otorrinolaringologista: o que é, quando devo procurar e sua função
Sabe as doenças relacionadas com a boca, nariz e ouvidos? E quais profissionais podem trata-las? A especialidade médica que cuida de tudo isso tem um nome complicado e uma função incrível.
O otorrinolaringologista trata problemas relacionados ao ouvido, nariz, boca e garganta. A especialidade é bastante abrangente e importante. Precisa agendar uma consulta? Clique aqui e agende agora.
A especialidade médica de Otorrinolaringologia é a responsável por tratar de patologias que acometem o nariz, os seios da face, a garganta e os ouvidos. Ou seja, ela tem a função de cuidar de três dos nossos cinco sentidos: audição, olfato e paladar.
- Imunoterapia: atua na prevenção de gatilhos e medicação para tratamentos de alergia;
- Cirurgia plástica: sendo ela facial ou reconstrutiva na região da face, do pescoço e das orelhas, tanto para fins cosméticos como funcionais;
- Laringologia: tratamento de distúrbios na garganta e na voz;
- Otologia e neurotologia: tratamento de distúrbios na orelha. Envolve também distúrbios que tenham origem nos nervos que afetem a audição e o equilíbrio;
- Pediatria focada na otorrinolaringologia: área voltada ao tratamento para crianças, incluindo problemas de formação e desenvolvimento congênito;
- Rinologia: tratamento de distúrbios no nariz e de inflamação dos sinos nasais, popularmente conhecidas como sinusites.
- Dor de garganta e dificuldade para engolir;
- Dores no ouvido ou no nariz;
- Sensação de pressão na face;
- Zumbido no ouvido;
- Sono descontínuo;
- Ronco;
- Dificuldade para ouvir ou surdez;
- Sangramento no ouvido, nariz ou na garganta;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Tontura, visão escurecida, vertigem ou dificuldade em manter o equilíbrio;
- Rouquidão e outros distúrbios da voz;
- Presença de nódulos na garganta;
- Excesso de coriza;
- Pálpebras caídas.
O otorrinolaringologista realiza cirurgias como a adenoamigdalectomia (remoção das amígdalas), a timpanoplastia (reconstrução do tímpano ou da cadeia ossicular destruída), e a septoplastia (corrige o desvio de septo do nariz). Porém, ele também pode se especializar em cirurgias plásticas na face, como:
- Otoplastias (cirurgia nas orelhas);
- Rinoplastias estéticas e reconstrutoras; e
- Ritidoplastia (rejuvenescimento facial).