Contrate o seu plano funerário É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
Periodontia

Periodontia: por que acontecem e como tratar doenças na gengiva

A gengiva, dentes e ossos são estruturas integradas entre si que precisam trabalhar em harmonia para a manutenção da saúde bucal. Caso contrário, podem haver sérias complicações, como gengivite, periodontite chegando inclusive a provocar a perda dos dentes.

Saiba mais sobre a periodontia, qual a sua importância e as possibilidades de tratamentos que essa área oferece.

E se precisar de consulta com periodontista saiba que na Ideal Clínica você encontra ótimos especialistas.

A periodontia é um ramo da odontologia que estuda, previne e trata de problemas que atingem os tecidos periodontais. Ou seja, aqueles tecidos que dão sustentação aos dentes, que são: gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar e cemento.

Essas estruturas fixam o dente ao osso maxilar ou mandíbula, formando um conjunto mutuamente dependente, ou seja: todas as partes precisam trabalhar juntas para garantir a função do todo.

Então, quando há alguma alteração em uma dessas partes, o periodontista atua para encontrar a melhor forma de inserção do dente ao tecido ósseo e conservação da mucosa mastigatória.

Você deve procurar um periodontista se estiver com qualquer problema na gengiva ou outros dentistas que são suporte aos dentes.

Alguns dos sintomas de que algo não está bem são: inflamação, inchaço ou vermelhidão na gengiva, sensibilidade ou sangramento na gengiva ao passar o fio dental ou na escovação, formação excessiva de tártaro, dentes amolecidos e retração gengival.

Outros sintomas possíveis quando a doença está avançada é o mau hálito persistente, gosto ruim na boca e formação de pus.

Um periodontista é um dentista que se especializou na área da odontologia com foco nos cuidados dos tecidos ao redor do dente.

Muitas vezes, o cirurgião dentista generalista (sem especialização em uma área) é quem encaminha o paciente ao periodontista, com o objetivo de prevenir, diagnosticas e tratar doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Infelizmente o clareamento dental não é indicado para todas as pessoas, mesmo quando é realizado em consultório. Veja alguns casos em que o clareamento é contraindicado:

  • Crianças e adolescentes com formação dentária em desenvolvimento
  • Gestantes
  • Pessoas que têm acúmulo de placas bacterianas, tártaro ou inflamação na gengiva

A causa mais comum das doenças periodontais está em uma higiene bucal inadequada, que favorece o acúmulo de placa bacteriana.

Existem vários outros fatores que podem levar à gengivite e periodontite, como: herança genética, má oclusão, cáries, falta de restaurações, certos medicamentos, exposição a metais pesados, doenças autoimunes, entre outras enfermidade. O cigarro é tanto um fator de causa como de complicação dessas doenças.

Se a gengivite for diagnosticada em estágios iniciais, o problema pode regredir com a intensificação da higiene bucal. Já nos quadros mais avançados, o periodontista pode recomendar outros procedimentos mais complexos, como:

  • Raspagem acima e abaixo da gengiva utilizando ultrassom, spray ou equipamento específico para remover a placa bacteriana endurecida no local, é o que chamado de limpeza periodontal..
  • Prescrição de antibióticos e anti-inflamatórios para controlar a doença.
  • O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO – SP) assim como muitos outros órgãos da área alertam que o sem o acompanhamento do cirurgião-dentista o clareamento dental pode causar inflamações na gengiva e dentes sensíveis.

O clareamento caseiro produz resultados mais lentos. A aplicações com moldeira duram algumas horas, sendo que tanto o período, como a concentração do produto e a quantidade de sessão será determinada pelo dentista.

Já no clareamento a laser os resultados são mais rápidos e já são percebidos desde a primeira aplicação.

A duração de um clareamento dentário costuma ser média dois anos. Depois disso, se necessário é feita nova aplicação, mas esse retratamento costuma ser bem mais rápido de se fazer que o primeiro.

Tudo isso vai depender de vários fatores, mas algo que conta muito é a dieta e os hábitos de higiene do paciente. Para manter os efeitos do clareamento ao máximo é preciso seguir à risca as orientações do dentista.

Sim. Antes de realizar o clareamento, deve-se fazer uma limpeza dentária para retirada de tártaro e para que o dentista avalie a saúde das gengivas, entre outros fatores.

É complicado dizer o valor do clareamento dental, pois pode variar bastante. Vale a pena marcar um horário no dentista para avaliar o seu caso e pedir um orçamento.

A Ideal Clínica trabalha com valores mais acessíveis, oferecendo um clareamento dentários seguro, eficiente e que cabe no seu bolso.

Agende se u Horário

Deixe seus dados e nós entraremos em contato.

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies