Contrate o seu plano funerário É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
Protese

Próteses dentárias: principais tipos e cuidados necessários

Uma área da odontologia que evoluiu nos últimos anos é a de prótese dentária, com opções que oferecem muito mais conforto e um visual muito mais natural do que antes.

Hoje existem uma série de possibilidades de procedimentos para substituir dentes que faltam ou estão desgastados, precisando de uma nova coroa.

Nesta publicação, você irá conhecer os principais tipos de próteses dentárias, suas indicações e cuidados a se tomar.

Lembrando que cada caso é único e deve ser analisado com um especialista no assunto.Marque uma avaliação odontológica e tenha um atendimento personalizado para conquistar o sorriso que você sempre quis consulta com periodontista , saiba que na Ideal Clínica você encontra ótimos especialistas.

Próteses dentárias são estruturas utilizadas em substituição de dentes. As próteses totais, chamadas popularmente de dentaduras, são removíveis, já as próteses parciais podem ser fixas ou colocadas e recolocadas na boca.

Assim como os implantes dentários, as próteses são usadas para substituir dentes que não conseguiram ser recuperados, porém no caso dos implantes é colocado também um pino abaixo da gengiva, para substituir a raiz.

Já as próteses são colocadas na parte visível do dente, chamada de coroa, ou seja, de maneira mais superficial

Outra diferença é que, de maneira geral, os implantes são mais duráveis, mas são mais caros. Há diversos casos também em que próteses podem ser associadas a implantes para um melhor resultado.

Da mesma forma que os implantes, as próteses dentárias são usadas com o principal objetivo de repor dentes.

Porém, o que nem todos sabem é que os problemas da perda dentária vão muito além da estética, podendo provocar mordida errada, disfunção da articulação temporomandibular (ATM) ou doenças periodontais.

Enfim, o uso da prótese é fundamental para devolver a autoestima para muitas pessoas, melhorando também sua mastigação e fala.

Existem duas categorias principais de próteses dentárias: as fixas e removíveis. No entanto, dentro dessas categorias há modelos com características específicas, veja os tipos mais usados.

  • Prótese total: mais conhecida como dentadura, é uma peça removível
  • Prótese parcial removívelntes
  • Prótese overdenture: feita sob implante
  • Prótese protocolo: também é feita por cima de um implante, mas é fixa e indicada para quem perdeu todos os dentes de uma arcada, por isso é chamada também de dentadura fixa
  • Coroa dentária ou jaqueta: podem ser usadas sobre dentes naturais, pinos ou implantes

Além disso, as próteses diferem no material utilizado, com opções que conferem um visual mais natural e maior durabilidade do que em um passado não muito distante.

Entre os materiais disponíveis para próteses fixas temos porcelana, zircônia, cerâmica, entre outros, sendo que existem também as misturas de materiais.

Diante de tantas opções de modelos e materiais de próteses dentárias, é natural ficar em dúvida sobre qual opção escolher. Mas isso vai depender de uma série de fatores particulares, como: idade, situação da arcada dentária, quadro de saúde, questões financeiras, estilo de vida, entre vários outros itens.

Por exemplo, se o paciente coloca a estética e conforto em primeiro lugar, geralmente opta por uma prótese fixa, já se deseja reduzir custos pode ser que uma prótese removível seja a melhor solução.

É uma decisão complexa, que deve ser tomada com a orientação de especialista em reabilitação oral depois de uma análise detalhada. Ele irá encaminhar o melhor direcionamento para as condições e objetivos de cada paciente.

No começo, o paciente pode estranhar, mas ele geralmente se acostuma com a mudança ao longo do tempo e aprova, pois as próteses dão um novo sorriso e melhoram a qualidade de vida

Porém, é preciso ter cuidados regulares para estender a vida útil dos procedimentos e manter a saúde. Os hábitos de manutenção vão variar de acordo com o modelo e situação do paciente, mas algumas práticas são gerais:

  • As prótese devem ser higienizadas todos os dias para remover os resíduos e evitar a formação de placa bacteriana. Além da escovação, outras orientações de higiene podem ser recomendadas pelo dentista, como o uso de fio dental, enxaguante bucal, entre outras que o paciente deve seguir à risca.
  • Outros cuidados com as próteses removíveis estão no armazenamento. Elas devem ser depositadas em um recipiente com água (ou solução apropriada), em local seguro, evitando sempre tombos para não danificar a sua estrutura.
  • Por último e não menos importante, é altamente recomendado que as pessoas que usam próteses dentárias vão ao dentista regularmente para garantir que está tudo em ordem com a prótese e com a saúde bucal do paciente.

Agende seu Horário

Deixe seus dados e nós entraremos em contato.

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies