Qual a função do Raio X?
Um exame bastante comum, a radiografia, mais conhecida como Raio X, é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X.
É um exame rápido e indolor. Ele é feito para visualizar ossos fraturados, tumores, corpos estranhos, dentre outros diagnósticos.
O Raio X é um dos exames mais antigos utilizado na medicina, e o mais eficiente para auxiliar no diagnóstico de várias patologias e controlar a evolução de tratamentos.
O objetivo é permitir a visualização de determinados órgãos ou estruturas internas, como vasos sanguíneos, sistema coletor, cólon e outros. No entanto, a maior parte das radiografias não demanda a utilização de meio de contraste.
- Radiografia convencional
- Radiografia contrastada
- Raio x do abdome
- Raio x do tórax
- Raio x da coluna
- Raio x da face
- Raio x de ossos.
- Raio x do crânio
- Raio x renal
- Raio x bacia
Em geral, não é necessária nenhuma preparação especial, em exames sem contraste. Enquanto exames com uso de meio de contraste por via oral ou intravenoso podem demandar jejum, preparo intestinal ou outros cuidados pré-exame.
É importante sempre remover joias, óculos ou qualquer objeto metálico antes da realização do exame, pois ele pode sair no exame, impossibilitando sua avaliação e, por vezes, impedindo que algum diagnóstico seja feito.
Se um corpo é exposto à radiação em excesso, há sim maior risco de desenvolvimento câncer. Porém, a quantidade de radiação em um exame de radiografia é muito pequena.
E vale lembrar que já somos expostos a fonte naturais de radiação ionizante durante nosso dia a dia..