Ressonância Magnética: para que serve? Como é feito o exame?
A ressonância magnética é um exame que oferece muita precisão e qualidade para diagnóstico, muito utilizado pelos médicos.
A ressonância pode ser feita em várias partes do corpo para auxiliar em resultados claros e objetivos. As condições patológicas antes nem imaginadas, agora esclarecidas com a ressonância magnética, garante, por consequência, tratamentos mais eficientes.
Para agendar uma consulta é supersimples e prático na Ideal Clínica.
É um exame de diagnóstico por imagem, sem radiação que permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva.
É uma tecnologia de ponta que estimula e detecta mudança na direção do eixo de rotação dos prótons encontrados na água que compõem os tecidos vivos. Essas moléculas são captadas pelo aparelho de ressonância e reproduzidas no computador para avaliar o resultado obtido.
As ressonâncias magnéticas funcionam como ímãs que produzem um campo magnético que força os prótons presentes no corpo humano a se alinharem. Uma corrente de radiofrequência é pulsada através do paciente e quando é desligado, os sensores de ressonância magnética são capazes de detectar a energia liberada conforme os prótons se realinham com o campo magnético.
Com base nas propriedades magnéticas coletadas durante o exame, o médico especialista é capaz de visualizar os vários tipos de tecido e estruturas do corpo humano
Para um exame de melhor qualidade, o paciente deve ficar imóvel posicionado dentro da máquina.
- Ressonância magnética funcional (RM funcional);
- Exames de mama;
- Angiografia por ressonância magnética (ARM);
- Venografia por ressonância magnética (VRM);
- Ressonância magnética cardíaca.
A maior diferença entre tomografia e ressonância magnética é que as imagens de ressonância magnética (RM) usam ondas de rádio e a tomografia computadorizada (TC) usam raios-X. Ambos tem riscos relativamente baixos.
Jejum de 6 Horas, não suspender as medicações de uso Diário, no dia do exame as 18 horas e ao deitar aplicar um supositório de glicerina. Pacientes devem chegar 1 hora antes de seu horário de agendamento, para realizar cadastro do exame e preparo no local.