O que é ultrassonografia? Qual a função? E como é feita?
O uso do ultrassom na medicina começou durante e logo após a Segunda Guerra Mundial em vários centros ao redor do mundo, conhecido também por ecografia e ultrassom, o exame forneceu as primeiras informações técnicas sobre o uso desta tecnologia para diagnóstico médico.
A ultrassonografia é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.
O equipamento de ultrassonografia transmite pulsos sonoros de alta frequência (1 a 5 megahertz) para o corpo usando uma sonda. As ondas sonoras atingem um limite entre os tecidos (por exemplo, entre fluido e tecido mole, tecido mole e osso).
Algumas das ondas sonoras são refletidas de volta para a sonda, enquanto algumas viajam ainda mais até alcançarem outro limite. As ondas refletidas são captadas pela sonda e retransmitidas para a máquina.
A máquina calcula a distância da sonda ao tecido ou órgão (limites) usando a velocidade do som no tecido e exibe as distâncias e intensidades dos ecos na tela, formando a imagem.
- Investigar a dor abdominal, nos flancos ou nas costas;
- Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto;
- Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
- Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões;
- Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.
- Ultrassonografia morfológica
- Ultrassonografia 3D e 4D
- Ultrassonografia da mama
- Ultrassonografia da tiroide
- Ultrassonografia pélvica
- Ultrassonografia abdominal
De maneira rápida e muito simples, a ultrassonografia deve ser feita com o paciente deitado. O médico radiologista aplica uma fina camada de gel na pele e posiciona o transdutor em cima deste gel, deslizando o aparelho pela pele.
Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico. O exame não causa dor, talvez um pequeno desconforto se o paciente tiver já sentindo alguma dor em determinado local do corpo.