Vasectomia: o que é? Como é feita? Dá para reverter?
Com a tendência da população a ter cada vez menos filhos, a vasectomia é uma realidade para muitos brasileiros hoje em dia.
E com o aumento de informação os homens estão deixando de ter preconceitos e começando a optar pela cirurgia.
A vasectomia é a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista no consultório médico, sob anestesia local, que dura cerca de 20 minutos.
O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.
A cirurgia de vasectomia é simples, no entanto, o corte feito nos canais deferentes pode provocar inflamação, deixando o escroto mais sensível, o que pode provocar uma sensação dolorosa ao caminhar ou sentar, nos primeiros dias.
Ultrapassa os 99%. Entretanto, é necessário que o paciente realize um espermograma de controle para assegurar a eficácia do procedimento após, pelo menos, 20 a 30 ejaculações --por masturbação ou relação sexual.
Em alguns casos a vasectomia pode ser revertida através da ligação dos canais deferentes, porém as chances de sucesso variam de acordo com o tempo que passou desde a cirurgia.
Isto porque, com o tempo, o corpo deixa de produzir espermatozoides e começa a produzir anti-corpos que eliminam os espermatozoides produzidos.
Assim, após vários anos, mesmo que o corpo volte a produzir espermatozoides, podem não ser férteis, dificultando a gravidez.