- Pixxis |
- 03/11/2020
Dia de Finados é momento de celebrar a memória de amigos e entes queridos que já faleceram
Um momento especial para lembrar de que já nos deixou, o Dia de Finados é a data que os cristãos ocidentais dedicam à memória de seus mortos e prestam homenagens, seguindo suas tradições e religiões. A história relata que ele é celebrado desde o século II, mas só no século XIII a data de 2 de novembro foi estabelecida. No Brasil, a celebração oficial do dia, transformado em feriado, se deu em 2002.
O cuidado com o corpo no pós-morte já era tradição na antiguidade, com construção de pirâmides, mausoléus e outros monumentos que guardassem os restos mortais de pessoas ilustres. Alguns desses rituais foram modificados com o passar do tempo, mas este continua sendo um momento de muita importância para as famílias e os amigos.
Na tradição atual, é comum que familiares visitem os túmulos de seus ententes nos cemitérios nesta data, levando flores, velas e orações. Um momento de demonstrar carinho e a falta que essas pessoas fazem e uma oportunidade de materializar o contato através da visita ao local onde a pessoa foi sepultada. As igrejas também oferecem missas e cultos especiais em memória aos mortos.
Mensageiro Ideal Neste ano, em virtude da pandemia de covid-19, o mais recomendado é que as pessoas evitem aglomerações, por isso, a Rede Ideal propôs uma alternativa para que todos possam prestar suas homenagens aos mortos, sem a necessidade da presença física ao cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto. Pelo site (www.redeideal.com.br/finados) pode ser escrita uma mensagem, que será enviada simbolicamente aos céus do cemitério, por meio de balões