- Pixxis |
- 28/04/2021
Alternativas para lidar com o luto sem despedida
O luto nunca foi um processo fácil, sempre foi doloroso enfrentar a morte de entes e/ou pessoas queridas. Estávamos acostumados a vivenciar esse momento com muito apoio dos familiares, rituais de passagem, grupos de apoio, visitas e amigos próximos.
Atualmente os velórios estão sendo reimplantados, seguindo os devidos protocolos de segurança, com liberação de 2 a 4 horas, dependendo da cidade.
Mas, até o momento, muitas pessoas se viram, tendo de lidar com o luto sem a despedida e esse texto é dedicado à essas pessoas. Se você passou por isso, entenda como prosseguir nesse momento.
Sentimentos comuns do luto sem despedida
Nesse momento, o sentimento é de solidão, perante à perda e também da ausência de familiares e amigos que sirvam de apoio, além disso, é comum presenciarmos a raiva, o sentimento de incapacidade diante da situação e até mesmo de culpa com aquele que perdemos.
Mas nesse momento podemos realizar novas formas de despedida, pois temos a chance de criar novos rituais que façam sentido e que preencham a necessidade do luto. Veja a seguir algumas ideias que você pode fazer para amenizar a dor nesse momento.
Alternativas para o luto
1. Crie um espaço de homenagens online
Com isso, você e outros familiares/amigos poderão prestar suas homenagens e todas as mensagens ficarão “guardadas” em só lugar, pode ser uma página, uma rede social, um grupo no WhatsApp, ou onde preferir, a intenção aqui é unir os sentimentos, emoções e boas lembranças da pessoa que partiu.
2. Compartilhe músicas que lembram aquela pessoa
A música é uma grande terapia e muitas vezes temos canções que ficam guardadas na memória, de momentos especiais em família ou com pessoas queridas, músicas que em algum momento o conectaram. Que tal pedir para cada pessoa afetada pelo luto escolher uma ou mais música que recorde a pessoa querida, é possível até montar uma playlist para compartilhar entre os entes.
3. Crie um ritual pessoal
Sozinho você também pode prestar sua homenagem. É possível dedicar uma oração, citar um poema, trecho de livro ou algo escrito por você, tente ler em voz alta e sinta-se conectado com a pessoa querida. Esse pode ser um dos rituais mais poderosos no momento em que não podemos estar próximos da família.
4. Combine uma despedida coletiva quando tudo passar
Combinar uma despedida em que todos poderão estar seguros presencialmente é uma das formas de lidar, principalmente com a culpa que essa falta de homenagem acarreta, uma maneira de tranquilizar a consciência e também o coração, tendo esperança de que quando tudo passar, será possível abraçar aqueles que também sofreram, prestar homenagens e relembrar os momentos bons e felizes com a pessoa que partiu.
Lembre-se que o luto é um processo, é comum ficarmos um tempo abalados com a perda, mas é preciso retomar a vida aos poucos, qualquer processo que suprime o luto ou que o prolonga não é saudável, em alguns casos, é aconselhável procurar uma ajuda profissional, a psicologia poderá auxiliar nesse processo e entendimento.
Então, se você estiver passando por isso, não desista! Mande uma mensagem para nós aqui nos comentários e veja como podemos te ajudar, possuímos convênios com psicólogos, procure por um pela sua região no nosso Guia do Associado.