Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
  •  Pixxis  |  
  •  01/10/2020

Dia Internacional do Idoso convida à reflexão sobre a importância de estar preparado para envelhecer

Como disse Albert Camus: “Envelhecer é o único meio de viver muito tempo”. Mais do que celebrar, o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) é um importante momento para refletir sobre a passagem dos anos e qual o sentimento que isso desperta em a cada um. A data é uma criação da Organizações da Nações Unidas (ONU) e propõe a conscientização de que a velhice chegará para todos e com ela novas necessidades surgirão, por isso é necessário estar preparado e atento.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 8 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa 13% da população. Há também a perspectiva de que esse número dobre nas próximas décadas. Para a sociedade, é importante considerar novas políticas públicas para essa parcela da população, pensando em integração social, locomoção, saúde pública e previdência, entre outras questões fundamentais para a sobrevivência.

Individualmente, trabalhar a empatia, a solidariedade e o respeito pelas pessoas idosas são pontos básicos. Além disso, ter a consciência sobre o próprio envelhecimento é também uma oportunidade de estar melhor preparado para o momento, quando ele for o presente. Avaliar previamente questões como previdência privada, seguro de vida, plano assistencial e de saúde podem ser ações estratégicas e importantes para conquistar qualidade de vida ao atingir a “terceira idade”.

Idosos e a Covid-19

Ao celebrar este dia importante, é impossível ignorar a pandemia e todas as modificações que as famílias passaram ao estabelecer os cuidados redobrados com a saúde desse grupo, considerado de risco. O isolamento social e o distanciamento das famílias, em um momento de fragilidade como este, foram os vilões dos últimos meses. Nem a perspectiva de afrouxamento na “quarentena” trouxe conforto para essas pessoas, que ainda devem continuar com os cuidados de forma obstinada, até que uma medida eficaz seja desenvolvida.

Por isso, algumas alternativas podem ser colocadas em prática para aliviar o estresse, a solidão e a ansiedade, que foram os principais problemas apresentados pelo grupo neste momento:

•             Exercícios físicos leves
•             Alongamento

•             Jogos que desenvolvam a coordenação motora

•             Passatempos que estimulem a mente e a memória

•             Contato virtual com amigos e familiares

Neste momento, também é importante ter em vista que essa situação é passageira e que em breve as famílias e amigos se reunirão novamente. Assim, o Dia do Idoso poderá ser celebrado em grande estilo.

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies