Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
  •  Pixxis  |  
  •  07/04/2021

Dia Mundial da Saúde: conheça a data e confira as nossas dicas para aumentar a sua qualidade de vida

Chegamos em um 2021 muito atentos à saúde, não apenas física e mental, mas também da sociedade, olhando para o seu aspecto sociocultural e abrangente.

Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde, que desde 1948 divulga o Dia Mundial da Saúde, definiu para esse ano o tema “Construindo um mundo mais justo e saudável” em resposta à desigualdade e alarmante perigo desta em tempos de uma crise sanitária sem precedentes, onde alguns têm acesso à saúde e qualidade de vida e outros, simplesmente, não. Muitos estão em situações de emergência social, vivem de forma desumana e passam fome enquanto o desemprego aumenta. 

Segundo o relato da OMS:

“O COVID-19 destacou que algumas pessoas são capazes de viver vidas mais saudáveis ​​e ter melhor acesso aos serviços de saúde do que outras - devido às desigualdades em sua posição, status e voz na sociedade e as condições em que nascem, crescem, vivem, trabalham.

[..]

Isso não é apenas injusto: é evitável. É por isso que estamos convocando os líderes para garantir que a equidade na saúde seja a peça central de nossa recuperação da COVID-19.”

De acordo com o conceito definido pela OMS, "a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". Ou seja, para viver uma vida de qualidade é preciso estar atento em todas essas áreas, é por isso que hoje, no Dia Mundial da Saúde, vamos compartilhar algumas dicas para você ficar em dia com a saúde.

1.      Beba água

 A água é o principal componente químico do nosso organismo. Cerca de 60% do nosso peso é composto por ela. Então beber a quantidade necessária de água é essencial, o recomendado para um adulto é que tome em média dois litros de água por dia, essa quantidade pode variar, mas manter a hidratação é um importante lembrete para o dia-a-dia, quando ficamos muito tempo em uma atividade e esquecemos de tomar água.

2.      Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é a base para um corpo forte, quanto mais cores, melhor! Legumes, frutas e verduras são essenciais pois carregam muitos nutrientes importantes para a manutenção do organismo, além disso é importante escolher carboidratos de qualidade, assim como proteínas, que podem ser animais ou vegetais.

Uma dica legal para esse período de pandemia é evitar comer muitas coisas industrializadas, como aquele salgadinho vendo televisão, tente substituir por opções saudáveis.

3.      Pratique uma atividade física

É preciso se movimentar! A prática de exercícios físicos libera endorfina, proporcionando a sensação de bem estar. Apesar de estarmos vivendo em momento de pandemia, muitas atividades foram suspensas, mas em casa ainda é possível praticar alguma atividade. E ainda, unir toda a família para praticar também, por que não chamar as crianças e fazer uma competição de pular corda, por exemplo? Pense que isso irá deixar todos animados e em movimento!

4.      Cuide da sua saúde mental

A mente também precisa ser exercitada, e é um treinamento diário, procure momentos do dia para relaxar, permita-se respirar e ter uma pausa de todos os acontecimentos, medite e volte energizado. Pequenas pausas são importantes, aprenda a manter o foco no presente, procure não ser guiado apenas pelo medo, mas entenda que o momento é de resiliência. Esperamos que todos que consigam aplicar essas dicas para obter uma qualidade de vida mais harmoniosa, fiquem atentos pois ainda esse mês vamos falar mais sobre saúde, não deixe de conferir os próximos conteúdos!

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies