Contrate o seu plano funerário 100% online. É fácil, rápido e seguro. ADQUIRA JÁ O SEU
  •  Pixxis  |  
  •  16/11/2020

Novembro Azul convida os homens a cuidarem de sua saúde

O mês começou com um colorido especial, o azul. Este é um convite para que os homens tenham um maior cuidado com sua saúde, não apenas neste período. É importante que se atentem sobre a prevenção regular de uma série de doenças, como os cânceres de próstata e pênis, e também sobre a adoção de práticas mais saudáveis, como alimentação e exercícios físicos, para uma maior qualidade de vida.

De acordo com dados do Instituto Lado a Lado, estima-se sejam diagnosticados quase 66 mil novos casos de câncer de próstata e essa é a segunda maior causa de morte pela doença em homens, cerca de 15 mil por ano de acordo com o Inca. Além disso, homens também devem estar atentos ao aparecimento de câncer no pênis, são 1.600 amputações do membro por ano em decorrência da doença, que em sua maior parte é ocasionada por falta de higiene íntima.

Ainda de acordo com o Instituto, neste momento de pandemia, os dados apontam que a letalidade da covid-19 em homens acima dos 60 anos é maior, assim como a comorbidade (doenças causadas pela falta de cuidado com a saúde ao longo da vida).

Hábitos saudáveis

Há materiais científicos que relacionam a deficiência de vitamina D a um maior número de diagnósticos da doença. A principal fonte de vitamina D é a exposição ao sol, que permite ao organismo sintetizar o nutriente.

A alimentação saudável também é um caminho para prevenção. Estudos mostram que homens com diagnóstico de câncer de próstata que mudaram sua alimentação e passaram a consumir uma dieta sem gordura animal tiveram melhores índices de sobrevivência. Manter uma alimentação equilibrada é o recomendado: invista em alimentos com isoflavonas (soja e derivados), com licopeno (tomate, goiaba e melancia), vegetais crucíferos que contenham sulfarofanos (brócolis, couve-flor e repolho, comantioxidantes fenólicos (uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto), eem fontes de vitamina C e limonóides (laranjas, limas, limões e tangerinas), entre outros.

Nós usamos cookies para te dar uma melhor experiência em nosso site. Para mais informações, por favor veja nossa política de cookies